29 de set. de 2007

Da adaptação

Sempre quando eu entro num novo círculo social, o fato de eu estar morando há um ano e pouco no Rio Grande do Sul gera muitos papos interessantes. É uma ótima maneira de ter assunto com pessoas que eu mal conheço.

Aí vem a questão se eu estou gostanto, se estou me adaptando e tal. Estou sim, e é verdade. Não adianta você se mudar para um lugar onde você não conhece ninguém e não ir disposto a conhecer os hábitos, a história e as tradições daquele lugar. E aceitar tudo numa boa. E até participar, claro! (Gosto de chimarrão, viu? Só não aprendi a fazer direito ainda. Aliás, fazer é relativamente fácil. Difícil são as regras sociais, tipo, tem que passar com a mão direita, não pode agradecer, esses detalhes que pra mim, sinceramente, estão difíceis de assimilar)

Mas, voltando ao assunto, muitas pessoas de fora daqui acham que os gaúchos são arrogantes, grosseiros e metidos. Inclusive, para minha surpresa, muitos gaúchos também acham! Eu não acho que seja assim. Acho simplesmentes que os gaúchos sentem amor pelo local onde vivem, amor por suas tradições, pela sua cultura e pelo seu povo, e defendem tudo isto enfaticamente. É, digamos, um estilo de vida. E, claro, não dá para generalizar. É só compreender, e admirar, que está tudo resolvido! Mas se chegar aqui cheio de preconceitos e resistências, pode dar meia-volta! Ah, essa dica vale pra qualquer lugar habitado do planeta terra!

Só tem uma coisinha, um detalhezinho que não tem jeito. Realmente não dá pra gostar. Digamos que num momento homesick dá pra encarar, mas gostar é muito forte. Adivinhem? As praias, lóooogico! Não dá pra dizer que é leeendo de morrer, né? Mas, sem ofensa, ok? Porque, de qualquer forma, nesse prato eu ainda vou comer. No verão, ruim com elas, muito pior sem, definitivamente!

Um comentário:

Unknown disse...

A gente é grosso, sim! E eu não respeito as regras do chimarrão só pra chocar! E o nosso litoral é realmente podre. Mas, sim, é melhor do que nada ;-)

Tô adorando teu blogue.