26 de out. de 2007

City of Splendour

Definitivamente, a internet trouxe a possibilidade da gente ver coisas que, sinceramente, nem me imaginaria vendo se ela não existisse. Uma prova disso é este vídeo maravilhoso que meu amigo Paulinho me mandou. Trata-se de um documentário de 1936 chamado "City of Splendour", que mostra o Rio de Janeiro em seus áureos tempos. Vale a pena:



Claro que nessa época, artesanato com asas de borboletas não era uma coisa "politicamente incorreta". Hoje em dia, a pessoa estaria pagando milhões de multa ao Ibama.

* * *

Dá saudade de uma época que eu não vivi. Já tiveram esta sensação??

* * *

Lembrei do meu vô, que saiu do interior da Bahia para trabalhar no Hotel Glória em seu auge, e, segundo histórias de família, chegou a conhecer Rita Hayworth.

O vô, de Jequié, era protestante e estudou como interno na Escola Americana de Salvador, atualmente Colégio 2 de Julho. Falava inglês fluentemente, por isto o trabalho no Hotel. Depois voltou à Bahia, onde se casou com uma católica (a vó). Para não ter que aturar as críticas ao casamento mal quisto pela família (humm, a Irlanda é aqui???), prestou concurso para o Banco do Brasil e foi pra Niterói, onde viveu até falecer, há 10 anos atrás.

Nenhum comentário: